Válvula de retenção

A válvula de retenção pode ser considerada o principal sistema de defesa das instalações hidráulicas, uma vez que foi projetada para evitar que ocorra refluxo de água ou de esgoto nas tubulações. Pouco conhecida pelos leigos, essa peça às vezes passa despercebida na estrutura de uma construção, uma vez que, diferente de outras válvulas e registros, atua de forma automática, sem precisar da intervenção humana

Embora você não precise operá-la para fazê-la funcionar, deve tomar o cuidado de escolher uma válvula de retenção de qualidade, que não comprometa o abastecimento de água. E nessa hora você sabe que pode contar com as ofertas e promoções da Tumelero, que garantem produtos das melhores marcas do mercado por um valor que cabe no seu orçamento.

Aqui você encontra válvula de retenção de 100mm e válvula de retenção soldável de 25mm da Tigre por um preço imperdível. Mas, antes de saber quanto custa cada peça, que tal aprender mais sobre o funcionamento delas?

Como funciona a válvula de retenção?

Também conhecida como válvula sem retorno ou de sentido único, a função da válvula de retenção é fazer com que a água escoe em uma única direção. Dessa maneira, a peça protege o sistema hidráulico contra danos e contaminação por refluxo e ainda proporciona alívio de pressão para a segurança da instalação.

A válvula de retenção é formada por dois orifícios em seu corpo, um para a entrada e outro para a saída. Em relação ao modo de funcionamento, ela pode ser normalmente aberta ou normalmente fechada. 

No primeiro caso, a água fluirá normalmente a não ser que uma pressão de refluxo feche a válvula. Já no segundo caso, a válvula abrirá quando houver pressão suficiente na direção do fluxo para atingir ou exceder a pressão de fissuração. 

Aqui vale lembrar que a válvula de retenção funciona de forma automática e não requer operação para abrir ou fechar. Diferente de outras válvulas, a peça continua funcionando mesmo em caso de problemas ou interferência humana no sistema.

Tipos de válvula

Além de sua função no sistema hidráulico, a válvula de retenção tem outras aplicações industriais e podem ser encontradas em diferentes tamanhos. Mas, quanto à estrutura, é possível optar entre dois tipos:

Válvula de retenção sem mola

Esse é o modelo mais básico e usa apenas a força da pressão do fluído ou do ar que passa pela tubulação para funcionar.

Válvula de retenção com mola

Essa versão é a mais usada na maioria dos sistemas por eliminar os efeitos da gravidade. Nesse modelo, a mola se contrai conforme a pressão do fluido ou do ar aumenta, permitindo a passagem e evitando a formação do refluxo de forma mais eficaz.

Onde usar a válvula de retenção?

Em casas e prédios, a válvula de retenção pode ser usada em caixas d’água, sistemas de bombeamento e em áreas externas para reter o esgoto.

Para proteger melhor os tubos e conexões, a peça deve ser instalada entre a saída da bomba e antes do registro de gaveta, para facilitar inspeções e consertos. Além disso, por ser de sentido único, deve ser posicionada de forma que sua portinhola abra no sentido do fluxo.

Fora das casas, elas podem ser aplicadas em várias indústrias, como química, siderurgia, refrigeração e geração de energia, entre outras.

Onde comprar válvula de retenção pelo melhor preço? Confira nossas promoções

A Tumelero sabe que seus clientes querem ter uma instalação hidráulica confiável e duradoura sem precisar estourar o orçamento. E é por isso que nossas válvulas de retenção aliam qualidade e valor justo.

Aqui você encontra a válvula de retenção de 100mm da Tigre, para condução de esgoto predial, e a válvula de retenção soldável de 25mm, também da Tigre e ideal para conduzir água fria, por um preço imperdível.

Além disso, na nossa seção de Hidráulica, temos uma linha de produtos completa para o sistema hidráulico da sua casa. Na Tumelero você também poderá comprar:

Você pode conferir esses produtos de perto em uma das nossas lojas localizadas no Rio Grande do Sul ou encomendar pelo telefone (51) 3349-6150. Para clientes de outros estados, a melhor opção é fazer os pedidos aqui mesmo no site ou pelo Whatsapp (51) 99811 1390 ou (51) 99902 6442.

A Tumelero garante entrega em todo o Brasil e você receberá sua encomenda sem precisar sair de casa. E não precisa se estressar com o pagamento: sua compra pode ser parcelada em até 8 vezes sem juros.

Com todas essas vantagens e a certeza de um ótimo preço, não perca mais tempo e confira as ofertas da nossa seção de válvulas de retenção!

  • Calcule a Metragem1Caixa
    Valor Total

    Quantidade
    Valor Total
    Off

Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.