EPI

Os equipamentos de proteção individual, chamados de EPIs, são itens fundamentais para a execução de trabalhos manuais. De pequenos serviços em casa até atividades pesadas na construção civil, luvas de proteção, capacete de segurança, óculos de proteção, entre outros permitem fazer o trabalho com mais cuidado. Está procurando onde comprar EPI? Então você está no lugar certo! Na Tumelero reunimos todos os itens que você precisa para usar furadeiras, serra elétrica e outras ferramentas com 100% de segurança. Equipe-se e mãos à obra! 

EPIs essenciais para proteção

1. Luvas de proteção

As luvas de proteção são EPIs muito importantes tanto nos trabalhos com ferramentas elétricas quanto com as manuais.

Também são importantes na manipulação de produtos químicos e de limpeza, evitando o contato da pele com substâncias fortes que podem causar alergia e intoxicação.

Existem vários tipos de luva usados em trabalhos específicos. Os principais são:

- Luva de raspa de couro: é feita da camada interna da pele bovina e indicada para trabalhos mais pesados como carregamento de materiais escoriantes (concreto, tijolo), carpintaria, trabalhos com solda, etc.  

- Luva de vaqueta: também é feita da pele do boi, mas da parte externa. Por isso, é mais macia e proporciona um tato melhor na hora do manuseio. É bastante resistente e muito usada nos trabalhos da construção civil, elétrica, mineração, montagem de estruturas metálicas, etc. 

- Luva de látex: o látex é um material extraído da borracha. É utilizada em trabalhos mais leves e simples como para mistura de cimento, argamassa e para atividades de limpeza. 

- Luva de algodão: é grossa e protege as mãos em trabalhos com materiais cortantes, afiados ou abrasivos como vidro, cerâmica, metais, dentre outros.

- Luva de fibra de vidro: material bastante resistente que protege e também permite uma melhor aderência no manuseio de madeiras, cortes de chapas de metal, cerâmica, vidro, etc.

- Luva predador: pode ser fabricada em poliéster com algodão ou couro. Ideal para uso em construção civil, madeireiras, nos serviços gerais de carga e descarga, em atividades que demandam o manuseio de ferramentas e materiais desgastantes ou perfurantes.

- Luva grafatex: é fabricada com fibra de aramida, um excelente isolante térmico, usada para trabalhos em altas temperaturas e com agentes mecânicos.

- Luva carbocut: é um EPI fabricado com poliéster e fibra de vidro. Protege as mãos em trabalhos com materiais ou objetos perfurantes e/ou cortantes, agentes escoriantes ou abrasivos. 

- Luva nitrílica: é muito resistente e protege as mãos no manuseio de agentes químicos para misturas de produtos agrícolas e óleos. Além disso, também é utilizada em limpezas e serviços gerais e por paramédicos nos atendimentos de emergência. 

- Luva multitato: é fabricada em malha ou poliamida com as pontas dos dedos e as palmas da luva com revestimento em PU (poliuretano) ou outro material sintético. A luva de tato é usada em atividades secas como indústria eletrônica, linhas de montagem, carga e descarga de materiais, entre outras.

2. Óculos de proteção

O óculos de proteção é outro EPI essencial em trabalhos com ferramentas que geram poeira em excesso, faíscas ou outras partículas pequenas que podem machucar os olhos.

Profissionais que trabalham com furadeira para perfurar superfície de concreto ou metal ou também com serras elétricas em serviços com madeira devem usar óculos de segurança transparente.

Até quem realiza pequenos trabalhos em casa precisa se proteger para evitar acidentes que podem ir de uma irritação momentânea até danos mais severos na visão.

3. Máscara de pó descartável

Outro EPI importante para proteger as vias respiratórios em trabalhos como aplicação de tinta spray, lixamento de parede, dentre outros é a máscara de pó descartável.

Trabalhos pesados como os que utilizam esmerilhadeira, por exemplo, devem ser feitos com uma máscara e outros equipamentos de proteção.

As máscaras com filtro são recomendadas para trabalhos com dedetização, gases e vapores que usam produtos com cheiro forte. 

Já a máscara isolante que cobre boca, nariz e olhos também é fonte de oxigênio em atividades com produtos muito pesados. 

4. Bota de segurança

Falamos da proteção de mãos, olhos, nariz, mas os pés também devem estar protegidos com o uso de uma bota de segurança.

Desde obras domésticas até a construção civil, nunca deve ser aceitável que um trabalhador use chinelos.

Praticamente todos os materiais de construção desde a fundação ao acabamento podem machucar e causar danos sérios à saúde dos profissionais.  

5. Capacete de obra

Fechamos nossa lista de EPIs fundamentais com o capacete de segurança. São vigas, tijolos, ferramentas e vários outros materiais que circulam em um canteiro de obra.

Por isso, o uso do capacete de obra é obrigatório nas construções, pois além de proteger ajuda a identificar os membros da equipe de trabalho.

Confira abaixo nossa seleção completa de EPIs com outros itens como Capas, Coletes e Aventais, Protetor Auricular e Cinto de segurança.

Onde comprar EPI? Na Tumelero, é claro!

Encontre todos os EPIs necessários para sua obra ter segurança do início ao fim. Além de adquirir produtos com o melhor preço do mercado, sua equipe será muito mais produtiva trabalhando protegida. 

Faça sua compra pelo site e receba onde preferir! Aproveite e confira também nossa categoria de Materiais de construção. Bota pra fazer (com segurança)!

  • Calcule a Metragem 1Caixa
    Valor Total

    Quantidade
    Valor Total
    Off

Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.