Climatização de ambientes

Seja para épocas de calor ou de frio ter um sistema de climatização residencial garante um ambiente mais agradável e confortável para seus moradores e visitantes. 

A climatização de ambientes pode ser conseguida de muitas formas, desde a fase de construção do imóvel, com a inclusão de grandes janelas que permitam a corrente de ar e o controle natural da sensação térmica da casa, até a instalação de um sistema central de climatização residencial.

Entre os principais aliados da climatização de ambientes estão equipamentos como:   

  • ar condicionamento;
  • climatizador de ar;
  • umidificador;
  • ventilador.

Mas, como escolher entre os modelos disponíveis dentro de cada uma dessas opções? 

Acompanhe nossas dicas para a climatização de ambientes residenciais e profissionais. 

Climatização de ambientes: ar condicionado ou ventilador?

Essa é uma dúvida muito comum e infelizmente não existe certo ou errado. A escolha do equipamento ideal precisa estar alinhada às necessidades de cada pessoa. 

Entretanto, algumas informações sobre esses dois equipamentos podem te ajudar a tirar suas conclusões. 

Refrigeração e circulação do ar

O ar condicionado permite a refrigeração do ambiente a partir do controle de temperatura. Isso quer dizer que você é capaz de deixar o ambiente na temperatura exata que achar ideal.  

O ventilador não oferece essa possibilidade, entretanto, ele permite que o ar circule melhor no ambiente, do que a opção do ar condicionado. 

Em empresas e casas que estão localizadas em ambientes com muito barulho, como centros de grandes cidades, o ar condicionado vai permitir que você feche a janela isolando o som, ao mesmo tempo que mantém uma temperatura agradável no interior. 

Por não promover a refrigeração do ambiente os ventiladores funcionam melhor quando há a possibilidade de deixar também a janela aberta para a renovação completa do ar.

Devido o sistema de refrigeração, em algumas regiões do Brasil o ar condicionado oferece um conforto que apenas o ventilador não é capaz de alcançar. 

Por isso, se a sua casa ou apartamento não oferecem um bom sistema de climatização natural e você mora em uma região muito quente do país, o ar condicionado pode ser a sua melhor escolha. 

Custo de instalação

O custo de instalação do ar condicionado é maior do que o custo para instalação do ventilador, mesmo o ventilador de teto.  

Além disso, existem opções de ventilador que sequer exigem instalação como o ventilador de mesa e de torre. 

Esses modelos ainda apresentam como vantagem a mobilidade. Isso quer dizer que você pode levar o ventilador de um cômodo para o outro. 

Entretanto, quando o assunto é durabilidade o ar condicionado pode durar décadas desde que receba a devida manutenção. Ou seja, seu investimento inicial mais alto pode resultar em um bom custo benefício no futuro. 

Conta de energia

A conta de energia é um dos principais pontos fracos do ar condicionado. Se sua prioridade é economizar e não ter uma despesa muito alta, infelizmente, o ar condicionado pode não ser uma boa escolha. 

Atenção, entretanto, se você precisar encher sua sala e quarto com vários ventiladores para ter algum conforto, talvez a diferença de custo não seja tão significativa.

Qualidade do ar

Algumas pessoas não se sentem bem com o ar condicionado, principalmente quem possui problemas respiratórios como rinite. Isso acontece porque o aparelho resseca o ar. 

Entretanto, existem outros equipamentos que podem equilibrar esse ponto negativo: os umidificadores de ar

Modelos de ar condicionado e ventilador

Existem muitas variações dos dois equipamentos principais para a climatização de ambiente. 

Entre os ventiladores os modelos mais comuns são:

Alguns desses modelos podem até fazer parte da decoração do ambiente, dando ainda mais personalidade ao local. 

Ao fazer a escolha pelo ventilador ideal é preciso que você preste atenção ao tamanho do ambiente que deve ser ventilado. Os ventiladores possuem uma metragem máxima para sua atuação. Além disso você poderá escolher entre modelos de 3 a 6 hélices, e ainda variar  material do qual o ventilador é feito, tal como madeira ou plástico.

Entre os modelos mais atuais de ar condicionado estão o:

  • um ar-condicionado split;
  • portátil. 

Em ambos os casos é possível controlar a temperatura do ambiente e aumentar o conforto de quem está no local. 

Precisa de um aquecedor?

Um outro item muito importante para a climatização de ambientes, o aquecedor é um item que pode oferecer um conforto sem igual para enfrentar as baixas temperaturas. 

Você pode optar por um aquecedor de ambiente portátil que vai com você onde estiver frio

Atenção aos dados técnicos para não fazer uma compra errada. Opte por  aquecedor de ambiente Mondial ou Ventisol para garantir a qualidade do equipamento. Existem aquecedores de ambiente elétrico de 110v e 220v e com potência de 400w, 800w e 1500w. Saiba qual escolher!

Na hora de comprar ar-condicionado, ventilador, aquecedor, umidificador converse com um profissional. Ele irá indicar as melhores opções e marcas. 

No site da Tumelero você encontra produtos de qualidade com a melhor relação custo-benefício para a climatização de ambientes. 

Quer comprar ventiladores ou ar condicionado? Confira nossas ofertas!

Está em busca do melhor preço para a compra de aquecedor de ambiente? Veja nossas promoções!

  • Calcule a Metragem1Caixa
    Valor Total

    Quantidade
    Valor Total
    Off

Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.