Transformadores

Usados para aumentar ou diminuir tensão elétrica, os transformadores são dispositivos que possibilitam que a potência seja transmitida a diferentes locais de forma mais constante.

Em outras palavras: como o próprio nome do equipamento já diz, a energia elétrica entra de uma maneira, é transformada e sai de outro jeito.

Por esse motivo, os transformadores também são utilizados em espaços residenciais, o que garante maior controle da energia elétrica que entra na sua casa e permite que você desfrute de um maior conforto.

Vamos te ajudar a entender melhor como exatamente o transformador funciona e quais são as diferenças para um autotransformador.

O que são transformadores?

Com o objetivo de abaixar ou aumentar a tensão da corrente elétrica, o transformador é uma máquina bastante utilizada em vários tipos de instalação. Isso porque ele atua em corrente alternada e é capaz de alterar o valor da tensão elétrica de um circuito, característica que pode ser útil em diferentes aplicações.

Para que servem os transformadores?

Para entender como a atuação dos transformadores se dá na prática, você deve ter em mente que potenciais elétricos inconstantes ou muito elevados podem produzir descargas elétricas — o que gera um risco.É por isso que há grandes transformadores nos postes de luz, por exemplo. Eles são instalados lá para abaixar o potencial elétrico da corrente conduzida pelos fios e cabos, entregando energia com tensões de 110V ou 220V.

Mas nem sempre essa entrega de energia elétrica se dá da forma que você quer. Em determinados casos, ela até pode ser incompatível com a maioria dos seus aparelhos elétricos. E é nesse contexto que os transformadores podem gerar, além de compatibilidade, ainda mais previsibilidade e segurança. Você pode configurá-los a baixos valores de tensão elétrica, tendo um maior domínio sobre como a energia chega aos seus aparelhos.

Autotransformador

O autotransformador, diferentemente do transformador comum, possui apenas um enrolamento conectado ao núcleo. Além de conter terminais em suas extremidades, esse enrolamento tem derivações em determinadas partes com mais terminais. Chamadas de “taps“, elas são responsáveis por permitir que o transformador tenha diversos valores de tensão de saída para um único valor de entrada.

Enquanto isso, mesmo podendo isolar os circuitos (por contar com duas bobinas), o transformador comum tem apenas uma tensão de saída para uma tensão de entrada.

Vantagens de um Autotransformador

  • Preço

    A primeira vantagem de comprar um autotransformador é que ele conta com um preço reduzido para realizar praticamente a mesma função de um transformador convencional.

  • Praticidade

    Se os autotransformadores têm um menor preço, é porque eles contam com uma menor quantidade de materiais em sua fabricação. Isso faz com que ele seja mais prático de transportar, facilitando sua vida.

  • Rendimento

    Mesmo com preços mais em conta e com uma maior praticidade que os transformadores convencionais, os autotransformadores se destacam em rendimento. Ao final de tudo, é a capacidade de alterar as tensões elétricas que faz com que, finalmente, eles sejam adquiridos por muitas pessoas.

Confira na Tumelero!

Se os autotransformadores alteram as tensões das correntes elétricas, a Tumelero, por meio de seus produtos, transforma a experiência que você tem com a sua casa. Não deixe de se beneficiar disso! Corra conferir o que preparamos para você!

  • Ordene por:

    • Calcule a Metragem1Caixa
      Valor Total

      Quantidade
      Valor Total
      Off

    Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.