Rodapé

O rodapé é fundamental para a proteção das quinas formadas pela união da parede e do chão. Porém, ele também serve como acabamento, dando um grande diferencial para a estética de cada ambiente.

Se você está à procura de um acabamento de piso que ofereça beleza e proteção para o seu lar, conte com a ajuda da Tumelero! Assim, você encontra o modelo que atende às suas necessidades.

Função tripla

Entre as principais funções do rodapé, podemos destacar a proteção do revestimento contra a umidade, por derramamento de água ou outros líquidos; contra o acúmulo de sujeiras, de modo a facilitar a limpeza dos pisos; e contra batidas e riscos causados por algum descuido.

As funcionalidades consistem em dar um melhor acabamento para a junção da parede e do piso. Isso porque o rodapé serve como uma forma de arremate, escondendo possíveis falhas entre essas duas áreas. Assim, ele confere uma aparência mais uniforme e sofisticada ao ambiente.

Por último, mas não menos importante, há a vantagem estética. Com uma grande variedade de estilos e formas, os rodapés podem dar um toque especial ao ambiente, de maneira a destacar tanto o piso quanto a parede.

Apesar de todos esses benefícios, o rodapé não é obrigatório. Entretanto, paredes que não o possuem ficam mais vulneráveis e propensas a apresentar problemas relacionados a umidade, manchas, quinas danificadas e acúmulo de poeira.

Confira os principais modelos disponíveis

Existem diversos modelos de rodapé que podem variar em formato, cor, material, entre outros fatores. Para facilitar sua escolha, confira as opções dos principais materiais utilizados e as respectivas vantagens.

Rodapé de poliestireno

Disponível em vários estilos, este modelo é ecologicamente correto e muito resistente à umidade. Entre as vantagens, destaca-se a instalação simplificada e a possibilidade de utilizar o rodapé de poliestireno como passagem de fiação elétrica ou de internet.

Rodapé de PVC

Considerado um dos modelos mais tradicionais no mercado, o rodapé de PVC é feito de um tipo de plástico derivado da combinação de etileno e cloro. A popularidade deve-se à versatilidade, além da praticidade, economia, alta durabilidade e qualidade ecologicamente correta.

Rodapé de MDF

Um dos materiais mais comuns para os rodapés convencionais (sobrepostos às paredes) é o painel de madeira reconstituída, conhecido como MDF. Ele é muito utilizado para combinar pisos laminados ou de madeira, tendo ótima qualidade, alta durabilidade e menor custo em relação à opção natural.

Rodapé de cerâmica

Este modelo costuma ser utilizado quando o material é o mesmo para pisos e rodapés. A cerâmica é a melhor opção para decorar a casa com um toque discreto, sendo muito versátil, resistente e fácil de aplicar. O rodapé de cerâmica é ideal para ambientes úmidos, como cozinhas, banheiros e lavanderias.

Rodapé de madeira

Da mesma forma que o piso de madeira, o rodapé de madeira dá uma sofisticação ao ambiente. Apesar de garantir uma sensação maior de conforto a quartos, salas e escritórios, esse tipo de acabamento é mais frágil, visto que possui baixa resistência à umidade. Assim, é recomendado um tratamento anticupim para maior durabilidade do produto.

Formas de usar o rodapé

  • O rodapé branco é o modelo mais básico, sendo a escolha mais comum e discreta;
  • O formato moldura, no qual também há o rodateto na parte superior, confere a aparência semelhante a uma moldura de quadro;
  • O rodapé decorativo estende-se até o meio da parede, tendo um design mais moderno e chamativo;
  • As molduras na parede consistem na utilização de rodapés por toda a extensão da parede, formando desenhos em alto-relevo com formato de moldura.

Os melhores rodapés estão na Tumelero

Agora que você conhece o potencial estético e de proteção do rodapé, está na hora de decorar a sua casa! Não há melhor lugar para isso do que na Tumelero. Além de uma ampla gama de modelos e produtos de altíssima qualidade, a Tumelero garante atendimento especializado, com consultores solícitos e ágeis. O que você está esperando?

  • Ordene por:

    • Off

    Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.