Pressurizadores de água e bombas hidráulicas

Um banho com a água na pressão ideal. A instalação de uma torneira para banheiro ou para cozinha monocomando. O uso de aquecedores de água. Tirar a água de um poço artesiano e levá-la para outro lugar. Esses são alguns exemplos de uso de pressurizadores de água e das bombas hidráulicas.

Antes de que você tire conclusões erradas,  pressurizadores de água e bombas hidráulicas não são a mesma coisa e nem são usados nas mesmas situações.

Entretanto, ambos estão relacionados ao uso de pressão para a manipulação da água em casas, indústrias ou fazendas.  

Em uma instalação hidráulica doméstica, geralmente, a pressão da água está sob a ação da gravidade. É por isso que caixas d'água fica no telhado. Essa posição é estratégica e ajuda na distribuição da água com certa pressão.

Também é por isso que quanto maior a distância de um ponto de acesso à água em relação a caixa d’água, maior a pressão com que a água chega. 

Entretanto, nem sempre é possível contar exclusivamente com a gravidade e, por isso, diversas situações exigem a instalação de um pressurizador de água

Em outros casos é necessário tirar a água de pontos que não estão acima, mas abaixo, de torneiras, chuveiros e outros canais, como é o caso do uso de poços artesianos. 

Nessas situações é preciso contar com as bombas hidráulicas para poço. Elas têm a função de deslocar a água de um ponto ao outro.  

Pressurizadores de água

Os pressurizadores de água tem a função de aumentar a pressão da água e também contribuir para o volume da mesma.  

Existem duas situações em que o uso do pressurizador para caixa d’água é bastante comum. Primeiro quando a altura entre a caixa d’água e o ponto de acesso à água não é suficiente para o funcionamento ideal de alguns equipamentos.

Por exemplo, em prédios, os apartamentos dos últimos andares, geralmente, sofrem com a baixa pressão da água, afinal, estão muito próximos da caixa d’água. 

A segunda situação comum, que exige a instalação do pressurizador, é em casos residências que tenham sistemas de aquecimento de água externo. 

Torneiras para cozinha ou banheiro monocomando, por exemplo, exigem uma pressão mínima de 5 MCA (metros de coluna de água). Se essa distância não for obedecida, será preciso um pressurizador de água para que a instalação possa ocorrer e o uso do equipamento poderá acontecer de maneira normal. 

Por isso é bastante comum que pressurizadores para chuveiros e torneiras sejam necessários em sistemas de aquecimento como o à gás, que diminui a vazão da água. 

O pressurizador para caixa d'água tem um excelente resultado na pressão da água ao mesmo tempo que não gera grande consumo de energia elétrica.

De maneira geral, os pressurizadores de água podem ser instalados em chuveiros, torneiras e no sistema hidráulico de maneira geral.

Tipos de pressurizadores de água: de ponto e linha 

Para escolher o modelo ideal de pressurizador de água para caixa d’água é preciso considerar o número de pontos de consumo de água simultâneos que vão precisar de mais pressão. 

Caso haja apenas um ponto, como uma torneira monocomando ou uma máquina de lavar, é indicado a escolha de um pressurizador de ponto

Entretanto, se é necessário aumentar a pressão em mais de um ponto, ao mesmo tempo, o modelo ideal é o pressurizador de linha

Ele é bastante indicado em situações em que é preciso ampliar a pressão da água, simultaneamente, na torneira monocomando, no chuveiro e aquecedor de água a gás, por exemplo.

Dentro grupo de pressurizadores de linha existem duas subdivisões: 

  • pressurizadores com pressostato: sua instalação ocorre no mesmo nível da caixa d’água. Esse modelo mantém a pressão de água constante e funciona automaticamente quando um ponto de acesso a água é ativado, por exemplo, quando você abre a torneira monocomando. 
  • pressurizadores com fluxostato: é instalado a 50 cm abaixo da caixa d'água e é indicado para instalações com risco de vazamento. Ele só é acionado quando detecta o uso contínuo da água. 

Antes de comprar o pressurizador é indicado que você verifique se a tensão do modelo escolhido está de acordo com a sua casa. 

Tenha também em mãos as ferramentas e acessórios necessários como a fita veda rosca e flexíveis frente vibrantes. 

Além disso, contrate um profissional para garantir a sua segurança e a qualidade da instalação. 

Bombas hidráulicas

As bombas hidráulicas para casa também têm a função de pressurizar a água, entretanto, esses modelos são capazes de deslocar um alto volume de água, em uma distância muito maior. 

As bombas hidráulicas para poço artesiano e cisternas  funcionam como parte do sistema de abastecimento de casas, indústrias e fazendas. 

Seu uso também é fundamental para:

  • transferir água de um reservatório para outro;
  • drenar águas de enchente e inundações;
  • facilitar a irrigação de plantações e jardins. 

Entre os tipos comuns de bombas hidráulicas estão: 

  • autoaspirante, são localizadas acima do solo e é o modelo mais indicado como bomba hidráulica para poço;
  • Periférica: são bombas que também trabalham acima do solo, são recomendadas para locais de até sete metros de profundidade, apresenta melhor desempenho com baixo volume de água e tem alta pressão; 
  • Centrífuga: são bombas utilizadas em regiões secas. Alto volume de transferência de água e baixa pressão; 
  • Injetora: atinge profundidades de até 20 metros, entre outras, como bomba submersa e bomba basculante.

Onde comprar pressurizadores de água e bombas hidráulicas

Agora é hora de comprar o pressurizador de água e/ou bomba hidráulica para o funcionamento ideal de sua instalação hidráulica. 

Na loja virtual da Tumelero você encontra os melhores preços de pressurizador e bomba hidráulica, de grandes marcas tradicionais. Além de economia você garante segurança para seu projeto. 

Além de aproveitar os valores de pressurizadores de água e bombas hidráulicas, acesse também os demais setores de nosso departamento de Hidráulica

Aqui você pode contar com as ferramentas fundamentais para um projeto seguro e alinhado às suas necessidades como tubos e conexões, registros, bases e válvulas, flexíveis e sifões e mais.  
Confira abaixo os preços de pressurizador de água e bomba hidráulica, faça seu pedido e receba tudo em casa, com comodidade e segurança.

  • Calcule a Metragem1Caixa
    Valor Total

    Quantidade
    Valor Total
    Off

Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.