Cimento

O cimento é um tipo de pó bem fino que cria uma massa uniforme e muito utilizada na construção civil para unir diferentes matérias-primas. Ele é um dos materiais mais importantes para a formação da parte estrutural da sua obra, garantindo que ela tenha resistência e não sofra fissuras nem outros prejuízos.

A composição desse produto varia de um modelo para o outro, interferindo na eficiência, na durabilidade e na impermeabilidade de cada formato. Na Tumelero, você encontra cimento Votoran, Renner, Hidracal e outras opções reconhecidas no mercado por levar qualidade aos mais variados estilos de obra.

Principais tipos de cimento

Como o cimento pode ser aplicado em diferentes superfícies e ambientes, é natural que exista uma variedade de modelos no mercado para atender finalidades específicas. Trouxemos abaixo os principais tipos procurados pelos consumidores e as formas de utilizar cada um nas construções. Confira!

Cimento Portland comum (CP I)

O cimento Portland comum é o modelo mais básico do mercado, tendo apenas o gesso como aditivo na composição. Em geral, ele é utilizado em obras que não possuem tantas exigências específicas em relação ao tipo de cimento.

Essa categoria também inclui o modelo CP II-S, conhecido como cimento Portland tipo comum com aditivo. A única diferença desse tipo para o anterior é a presença do aditivo pozolânico, que afeta a permeabilidade do produto.

Cimento Portland composto (CP II)

Os cimentos do tipo composto são chamados assim por terem outros ingredientes adicionados na composição. Os modelos mais populares desse formato são o CP II-E, com adição de escória de alto-forno, e o CP II-Z, que tem material pozolânico.

Cimento Portland de alto-forno (CP III)

Se os sacos de cimento forem destinados à fabricação de grandes obras, como barragens e pontes, é indicado usar o cimento Portland de alto-forno na construção. Isso porque esse modelo apresenta maior durabilidade e boa resistência às variações de temperatura.

Cimento Portland pozolânico (CP IV)

Comparado ao modelo CP II-S, o cimento Portland pozolânico possui maior concentração de pozolana na fórmula. Por ser pouco poroso, ele é mais resistente à água e muito recomendado para obras subterrâneas, onde existe mais umidade.

Cimento Portland de alta resistência inicial (CP V)

Assim como o tipo comum, o cimento Portland de alta resistência inicial não tem aditivos na composição. Porém, a fabricação dele dosa a argila e o calcário de forma diferenciada e usa uma moagem fina. Ele é muito utilizado na fabricação de concreto.

Cimento Portland branco (CPB)

Em vez de argila, como os outros tipos, o cimento branco é produzido com caulim, tendo ainda baixa concentração de manganês, que confere a coloração ao modelo.

Por causa dessas características, ele é ideal para o rejuntamento de peças cerâmicas. No mercado, ainda é possível encontrar outras opções de tonalidades dele, como o cimento queimado ou colorizado, fabricados para atender as exigências específicas de diferentes estilos de obra.

Cimento Portland resistente a sulfatos (RS)

A formulação dos cimentos RS varia de acordo com a marca, mas isso não interfere na principal característica desse modelo: a resistência aos sulfatos. Por esse motivo, eles são muito recomendados para obras como a construção de redes de esgoto ou ambientes industriais.

Cimento Portland de baixo calor de hidratação (BC)

Para os locais que sofrem com variações constantes de temperatura, é indicado utilizar o cimento do tipo BC na construção. Como tem calorimetria mais baixa, ele não sofre fissuras e outros prejuízos ao passar por expansão ou contração do material.

Como identificar o tipo de cimento ideal para sua obra?

Embora exista a categorização dos diferentes tipos de cimento, todos os modelos Portland podem ser integrados a qualquer obra. Entretanto, em casos específicos, alguns formatos se destacam por apresentarem mais vantagens e rentabilidade.

Então, para escolher o modelo de cimento certo para seu projeto, sempre considere a utilidade que ele terá na obra. Por exemplo, se seu objetivo é melhorar a decoração do cômodo, prefira o tipo PCB, que tem finalidade mais estética que os demais formatos.

Também não se esqueça de avaliar a quantidade de material necessário para a concretização do projeto. No mercado, há desde pacotes menores, para reparos pontuais, até cimentos de 50 kg, usados na construção de grandes estruturas.

Aproveite as ofertas de cimento da Tumelero feitas para você!

Escolher o cimento perfeito para sua obra ficou mais fácil com a ajuda da Tumelero, não é mesmo? Aproveite para conferir as outras opções de materiais de construção que temos no nosso site e garanta tudo o que você precisa para montar o seu ambiente dos sonhos.

  • Ordene por:

    • Off

    Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.