Fios e Cabos Elétricos

Qual é a diferença entre fios e cabos elétricos? Porque e para que você precisa desses itens em sua obra? 

Quando o assunto é instalação elétrica os fios e cabos se tornam os principais materiais de uma obra. Junto com eles outros equipamentos possibilitam a concretização de um projeto elétrico seguro. Entre esses materiais estão eletrodutos e conduítes, disjuntores e fusíveis, transformadores, adaptadores e plugues, caixas e quadros elétricos, filtros de linha e extensões, e mais.  

A função dos fios e cabos elétricos é conduzir a eletricidade desde o quadro de distribuição até os pontos de energia espalhados pela casa, como as tomadas e os bocais de lâmpada.

De maneira geral, eles são responsáveis por levar eletricidade onde você deseja, seja para iluminação dos ambientes ou para funcionamento de aparelhos eletrônicos. 

Antes de fazer a compra, entretanto, é preciso saber algumas informações sobre a instalação que você deseja fazer, entre elas:

  • o tipo de cabo e fio necessário;
  • a espessura (ou bitola).

Diferentes e modelos de Fios e Cabos

Diferente do que algumas pessoas acreditam, fios e cabos elétricos não são sinônimos. 

Mesmo com suas diferenças é preciso ter a mesma atenção ao comprar esses produtos para sua obra. Fios e cabos devem apresentar as seguintes características:

  • ser constituído por cobre para garantir o alto potencial de condutibilidade;
  • ter um revestimento termoplástico e anti-chamas;
  • nível de isolamento para 750V e 1000V.

Um fio é composto por um só condutor sólido, rígido e metálico. Sua falta de flexibilidade faz com que ele seja indicado apenas para instalações em que não há necessidade de dobrar o fio. 

Enquanto isso os cabos são compostos por vários condutores menores - ou diferentes fios pequenos - e mais flexíveis. Essa característica torna a instalação mais fácil, afinal, é possível que o cabo se adapte bem às curvas. .

Sua estrutura é de cobre e permite uma excelente condução da eletricidade.

Os tipos de fios e cabos elétricos são diferenciados de acordo com a sua espessura em milímetros. Essa medida corresponde a “quantidade” de corrente elétrica que o cabo é capaz de conduzir. 

Quanto mais milímetros um cabo tiver, maior sua capacidade de conduzir eletricidade. 

Geralmente, fios e cabos com o mesmo milímetro tem a mesma capacidade de condução de corrente.

Um cabo flexível 2,5mm, por exemplo, é usado para circuitos simples como os usados na maioria das tomadas residenciais. Esse tipo de cabo suporta conduzir a corrente necessária para o uso de secadores de cabelo e, até mesmo, chuveiros elétricos. 

De acordo com a norma NBR 5410 cabos para circuitos de iluminação que atentem a luminárias de teto, luminárias de embutir, lustres e pendentes podem ter uma seção mínima menor, sendo um cabo flexível de 1,5mm, suficiente.

Por sua vez, um cabo flexível de 16mm é utilizado para quadros de entrada de energia elétrica. Na Tumelero você encontra rolo de cabo flexível de 1,5mm, 2,5 mm, 4mm, 6mm, 8mm, 10mm e rolo de cabo flexível de 16mms. 

Ao comprar fio ou cabo elétrico esteja atento também à escolha da marca. Adquirir os produtos de uma marca tradicional e bem conceituada é uma das formas de garantir a qualidade do cabo e assim a segurança das instalações. 

Confira também os dados informados nas embalagens e da descrição do produto como identificações de:

  • seção;
  • temperatura;
  • tensão de isolamento;
  • número da norma que especifica as características técnicas.

Por último, mas não menos importante, é necessário conhecer as diferentes cores dos cabos, que indicam se eles são: 

  • fase;
  • neutro;
  • terra. 

E agora que você já sabe o que são fios e cabos e como escolher os modelos certos para cada necessidade é hora de aproveitar as melhores ofertas e preços. 

Na loja virtual da Tumelero, além de ter acesso a marcas de qualidade você pode comprar tudo sem sair de casa e receber no endereço indicado. Tudo isso para facilitar o seu dia a dia e garantir o avanço da obra!

Onde comprar fio e cabos em promoção

Todas as informações que compartilhamos acima tem o objetivo de evitar problemas futuros como falta de energia elétrica e até incêndios. 

Além disso, uma instalação elétrica de qualidade evita retrabalhos e custos extras que poderiam ser evitados. 

Contar com um eletricista especialista para construir ou renovar o projeto elétrico da casa é fundamental para um projeto de qualidade. 

Na Tumelero você encontra rolos de fio de 50m e 100 metros.  Aqui você compra fios e cabos elétricos com o melhor preço. 

Na Tumelero você encontra um setor completo de Elétrica para montar seu projeto do início ao fim, sem dor de cabeça e com a garantia de contar com marcas de confiança. 

Aproveite e confira também nosso departamento completo de materiais de construção, pisos e revestimentos, tintas, hidráulica, ferramentas e mais. 

Além do valor do metro do fio e dos cabos, conheça também o setor de iluminação, interruptores, tomadas e tudo para o projeto da sua casa.

Confira a seguir os preços e promoções de fios e cabos elétricos da Tumelero!

  • Calcule a Metragem 1Caixa
    Valor Total

    Quantidade
    Valor Total
    Off

Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.