Portas

Você já ouviu o ditado “a primeira impressão é a que fica”? Ele pode ser aplicado a casas também, onde as portas são a primeira característica arquitetônica que se nota. Tanto é que muitos dizem que a porta é o cartão de visitas de um lar.

As portas são essenciais em um projeto, então a localização delas é um dos primeiros aspectos a se definir. São elas que permitem a entrada em um local, e a integração e a circulação entre os demais cômodos. Porém, além da importância funcional, elas têm grande valor estético. Conheça os principais modelos:

5 principais materiais de porta

A principal característica a ser considerada na hora de comprar portas é o material, pois ele vai definir o isolamento acústico, a durabilidade e a resistência. Entre os mais comuns, podemos apontar:

Portas de madeira

Clássica, a porta de madeira é uma das mais utilizadas, seja para dividir cômodos, seja para dividir a área interna da externa ou como porta principal. Essa versatilidade se deve à fácil adaptação a diferentes modelos: com vidro, sanfonado, basculante, liso, de correr, entre outros. Além da resistência do material, ela traz aconchego à casa e oferece bom isolamento acústico.

Diante dessas vantagens, entende-se por que esse tipo de porta é uma das primeiras opções de muitas pessoas para sala, quarto, banheiro e o restante da casa. Vale lembrar que é importante se atentar à manutenção para evitar cupins e impedir que a madeira tenha problemas em contato direto e prolongado com o sol.

Portas de vidro

Atualmente, as portas de vidro estão cada vez mais presentes em casas com conceitos mais modernos. Elas oferecem ampla disseminação da luz natural para dentro do imóvel, garantindo uma sensação de amplitude no ambiente (para ter esse efeito, opte pelas portas de vidro liso).

Esse modelo é muito indicado para a passagem entre a área interna e a externa, como quintais com piscina. Em áreas internas, as portas de vidro são ótimas para separar a sala de visitas da de jantar ou da cozinha, permitindo que você tenha um ou dois ambientes. Já em escritórios, elas são muito usadas para separar cômodos, criando um espaço interligado sem perder a privacidade.

Portas de alumínio

Tradicionalmente utilizadas para separar cozinha e área externa, como a lavanderia, por exemplo, a porta de alumínio é muito resistente e durável, visto que esse material não enferruja.

Também chamada de porta laminada, ela é uma ótima opção para a entrada principal da casa. Nesses casos, os modelos mais atuais são pintados de branco para oferecer mais modernidade e contribuir para a estética do material, além de harmonizar muito bem com elementos de cores brilhantes e foscas.

Portas de PVC

As portas de PVC estão ganhando cada vez mais adeptos, devido ao excelente custo-benefício, à alta resistência e ao dinamismo. A maior vantagem é o auxílio na manutenção da temperatura dos cômodos, combinada com outros materiais como o alumínio e o vidro. Ela é comumente usada como porta para banheiro, mas também oferece um excelente acabamento para salas e quartos.

Quais modelos de portas existem?

Só quem está reformando a casa ou finalizando a construção sabe quão difícil pode ser escolher as portas. Existem diversos modelos e cada um deles se adapta melhor a um ambiente diferente. Para facilitar sua escolha, confira as especificações de cada:

Portas de correr

A porta de correr funciona sobre trilhos (aparentes ou embutidos) e pode ter uma, duas, três ou quatro folhas. Esse modelo é muito flexível para o projeto, pois pode ser feito de madeira, vidro, alumínio ou PVC.

Além de ocupar pouco espaço, o que a torna perfeita para casas pequenas, ela eleva o índice de modernidade do ambiente. Também é ideal para separar cômodos como salas de jantar, salas de estar e cozinha.

Portas pivotantes

Sofisticadas, as portas pivotantes são fixadas no batente e fazem movimentos giratórios. Muito usadas como porta principal de casas e apartamentos, elas não usam dobradiças e são mais largas que as versões mais tradicionais.

Portas sanfonadas

A porta sanfonada é uma opção muito inteligente para aproveitar o espaço, visto que pode ser dobrada algumas vezes. Geralmente mais simples e barata, ela é muito interessante para quem deseja poupar espaço e dinheiro.

Portas-camarão

Opção criativa e inteligente para quem deseja aliar modernidade e praticidade, a porta-camarão é uma alternativa para quem não é muito fã da versão sanfonada, mas deseja otimizar o espaço disponível.

Portas basculantes

A porta basculante é muito usada para a abertura de garagem e pode ser feita de quase todos os tipos de materiais mencionados anteriormente. Entre as vantagens dela, temos: ampla variedade de modelos, abertura manual e automática, segurança e praticidade, além do melhor aproveitamento da área externa.

Confira as opções de porta na Tumelero

Há mais de 50 anos no mercado, a Tumelero se tornou referência de qualidade tanto nos produtos quanto no atendimento que oferece. Por isso, não perca mais tempo e confira nossas opções de portas e janelas para deixar a sua casa como você sempre sonhou! Se tiver dúvidas, conte com nosso suporte técnico especializado!

  • Ordene por:

    • Off

    Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.