Revestimentos

Qualquer cobertura ou camada que permite decorar ou proteger uma superfície está dentro do conceito de revestimentos. Eles são realizados durante a etapa final da obra ? o acabamento ?, dão o tom à estética do ambiente como um todo.

As melhores opções de acabamentos para cozinha e banheiro, no modelo que você precisa, estão na Tumelero. Confira tudo sobre revestimentos e encontre o ideal para a sua casa em nossa loja!

Tipos de revestimento

Tendo em vista que os revestimentos são essenciais tanto para a decoração quanto para a proteção da estrutura, é muito importante encontrar o material que mais se adeque a cada ambiente. Confira:

Azulejo

Este é o material mais comum para revestimentos de parede. Trata-se de um produto cerâmico com superfície lisa coberta por uma camada de esmalte. Uma das vantagens é a grande variedade de tamanhos, cores, acabamentos e desenhos disponíveis.

Os acabamentos de azulejos mais comuns são: o brilhante (com esmalte de alto brilho); o acetinado (esmaltado, porém menos intenso); e o estampado (esmaltado em diferentes cores e padrões).

Porcelanato

Apesar de também ser uma placa cerâmica, este material se difere pela sua composição: 30% de fragmentos de argilas e 70% de rochas. Por ser desenvolvido com a tecnologia de prensagem, ele possui alta resistência e baixa porosidade. Por isso, existem diferentes tipos no mercado:

  • porcelanato polido: superfície lisa e brilhante, é perfeito para ambientes secos, como salas, corredores e quartos;
  • porcelanato esmaltado: possui diferentes desenhos e estampas, podendo ser aplicado tanto em ambientes úmidos quanto em secos;
  • porcelanato estruturado: por ser o menos escorregadio, é ideal para áreas molhadas, como revestimentos para banheiro e áreas de piscina;
  • porcelanato natural: também conhecido como porcelanato técnico, este tipo de peça não recebe polimento, esmalte ou outro tipo de acabamento e é indicado para áreas externas, comerciais e lugares de alto tráfego.

Pastilha

Assim como o azulejo e o porcelanato, este é um acabamento em cerâmica, mas também pode ser encontrado em vidro. O diferencial consiste no tamanho das peças, já que as pastilhas são bem menores que os outros dois modelos.

Com alta durabilidade e resistência, elas podem ser usadas como revestimento para fachadas ou em locais úmidos, como banheiros e cozinha. A ampla variedade de tamanhos, formatos, cores e estampas torna o material perfeito para deixar o ambiente mais estiloso e personalizado.

Pedra

As pedras também possuem ampla variedade de tamanhos e cores, sendo recomendadas para revestimentos para parede externa e interna. A maior vantagem é o ar aconchegante que elas oferecem ao local, em virtude da ligação com a natureza.

Porém, preste atenção! Evite pedras muito porosas em áreas úmidas, para não ficar muito escorregadio. Além disso, é preciso se atentar ao assentamento, pois elas diferem na espessura, então garantir uma superfície nivelada é um desafio.

Outros modelos

  • Laminado;
  • Pintura;
  • Grafiato;
  • Tijolinho;
  • Ladrilho hidráulico;
  • Papel de parede;
  • Placa acústica;
  • Cimento queimado;
  • Madeira.

Revestimento 3D

Uma novidade no mercado são os revestimentos 3D, que consistem em placas para montar nas paredes. Entre as vantagens deles, estão: acabamento elegante e sofisticado; proteção contra sujeira e umidade; conforto acústico e térmico ao ambiente.

Tudo isso se deve ao formato irregular, que renova a percepção do espaço, dando maior sensação de volume e profundidade. Aliás, esse tipo de revestimento proporciona outros direcionamentos das ondas sonoras, evitando o eco.

Como aplicar o revestimento?

1° passo: Escolher o revestimento ideal para o ambiente em questão

É importante conhecer os tipos de revestimentos que existem para escolher o mais adequado para o local, atentando-se ao nível de absorção de água e à resistência do material.

2° passo: Calcular a quantidade necessária de revestimento

Para não errar na hora de comprar o material, é comum fazer uma estimativa de consumo e adicionar uma margem de 5% a 10%. Isso garante que, caso quebre ou precise trocar alguma peça, você tenha materiais do mesmo lote.

3° passo: Conferir o nivelamento da parede

Para garantir que o assentamento dos revestimentos fique uniforme, é recomendado usar niveladores de piso. Assim, você pode medir o nivelamento da parede em três sentidos (vertical, horizontal e esquadro). Este último serve para verificar se o encontro entre as duas paredes forma um ângulo de 90º.

4° passo: Fazer o assentamento das peças

A técnica de assentamento das peças varia de acordo com o tamanho e o tipo de material. Em peças pequenas, a argamassa deve ser aplicada apenas na base. Já em cerâmicas maiores, a argamassa deve ser aplicada tanto na base quanto na peça. Por fim, finalize o assentamento utilizando um martelo de borracha.

Os melhores revestimentos estão na Tumelero!

Na Tumelero, você encontra produtos de qualidade, variedade de modelos e atendimento personalizado! Confira as novidades em azulejos e revestimentos de parede. Em caso de dúvida, não hesite em chamar a assistência! A Tumelero conta com uma equipe de profissionais especializados, solícitos e ágeis que estão à sua disposição.

  • Ordene por:

    • Off

    Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.