Eletrodutos e Conduítes

Eletrodutos e conduítes é o nome dado aos tubos que ficam no interior das paredes, pisos e lajes. A função básica dos eletrodutos é proteger os condutores elétricos de agentes externos e proteger sua casa de riscos como falhas elétricas e até incêndios. Isso porque sua composição anti-chamas evita a propagação de faíscas geradas, por exemplo, por curtos-circuitos.

Já deu para perceber que eletrodutos e conduítes são fundamentais para um projeto elétrico e para a segurança da sua obra. Para garantir que eles funcionem perfeitamente é fundamental comprar produtos de marcas que seguem as normas da ABNT.

Confira a seguir as variações desses equipamentos e faça seu pedido em nossa loja virtual.

Tipos de Eletrodutos e Conduítes

Eletroduto Flexível Corrugado e Plano

Como o próprio nome propõe, esse eletroduto é flexível. Nesse caso estamos falando de um eletroduto de PVC que é muito usado no dia a dia de obras para criar circuitos em paredes. Entre seus benefícios está o fato de proteger cabos e fios, além de auxiliar no isolamento térmico, elétrico e de contra a umidade.

Segundo a ABNT, os eletrodutos de plástico podem ser usados para instalações elétricas de baixa tensão, desde que atendam às exigências das normas.

O eletroduto plano também é bastante usado em obras e construções, e tem características muito semelhantes ao corrugado. Além da diferenciação pela aparência, o modelo possui uma superfície interna lisa, o que pode até facilitar a passagem de cabos.

A versão do eletroduto corrugado aparece em duas cores, que se diferenciam em relação ao uso também:

  • Conduíte Amarelo: É indicado para instalação de redes com correntes leves e instalações embutidas na parede;
  • Conduíte Laranja: É mais usado para instalações em lajes, e suporta maiores atritos mecânicos.

Fique atento também às variações de diâmetro dos eletrodutos e conduítes. Geralmente, eles são produzidos com 32 mm, 25 mm, 20 mm ou 16 mm.

Eletroduto Rígido

Os eletrodutos rígidos são ainda mais resistentes e, por isso, geralmente, são a escolha para uso em pisos e lajes. Exatamente pela falta de flexibilidade são mais difíceis de usar em instalações que, por natureza, precisam criar curvas e se adaptar aos espaços criados para a instalação elétrica.

Os eletrodutos rígidos também podem ser usados para criar ambientes modernos e com estilo industrial. Nesses casos eles ficam para fora da parede, com uma instalação aparente em PVC cinza.

Caso você prefira uma decoração mais tradicional com eletroduto embutido, sugerimos que opte pelo eletroduto em PVC preto. Para áreas externas o eletroduto correto é o conduíte de aço zincado.

Para a instalação dos eletrodutos são necessários acessórios como:

  • Abraçadeiras de fixação;
  • Curvas;
  • Luvas;
  • Parafusos;
  • Buchas.

É importante que o produto escolhido esteja dentro das regras criadas pela ABNT NBR 15645.

Os melhores Eletrodutos e Conduítes estão na Tumelero!

Na Tumelero você encontra os melhores preços de eletrodutos e conduítes para sua obra. Sejam eles flexíveis ou rígidos. Além disso, aqui você encontra também os melhores valores para acessórios que vão contribuir para a instalação da rede elétrica.

  • Ordene por:

    • Calcule a Metragem1Caixa
      Valor Total

      Quantidade
      Valor Total
      Off

    Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.