Luminárias

A iluminação é um fator primordial, seja num ambiente comercial ou residencial. Podemos dizer que a energia artificial, não só pela sua inquestionável funcionalidade, ganhou status de elemento fundamental na arquitetura e decoração de um ambiente. E as luminárias fazem parte de todo esse contexto!

A escolha correta das luminárias é muito importante na hora da decoração. 

É preciso analisar a finalidade e o que se pretende alcançar com determinado tipo de iluminação. 

São tipos diferentes de objetivos. Você pode querer uma iluminação para leitura, ou para destacar algum objeto, ou quem sabe disfarçar alguma imperfeição.

O mais importante é que ela atinja seu objetivo original, proporcionando bem-estar às pessoas que estejam naquele determinado ambiente. 

As luminárias podem ser de diferentes estilos:

  • luminárias industriais, 
  • românticas,
  • com design contemporâneo,
  • vintage.

Além disso também podem ser de outros tipos de materiais como:

  • metal, 
  • plástico, 
  • ferro, 
  • alumínio,
  • madeira, 
  • cerâmica, 
  • cristal, 
  • vidro, 
  • cobre. 

O importante é que ela se harmonize com a decoração e o estilo do local, atingindo sua proposta pré estabelecida.

Tipos de luminárias

Encontramos no mercado luminárias de diferentes tipos, tamanhos, padrões, materiais, cores e funcionalidades. Vamos falar um pouco sobre elas:

  • luminária de teto, 
  • luminária pendente, 
  • luminária de mesa, 
  • luminária de embutir, 
  • luminária de chão, e mais.

Luminárias de mesa

Normalmente as luminárias de mesa são direcionadas para iluminar algo específico ou para leitura. 

Por possuírem um foco dirigível, algumas com hastes articuláveis, são muito utilizadas em:

  • escritórios, 
  • bibliotecas, 
  • mesas de trabalho (escrivaninhas), 
  • bancadas de estudo,
  • por quem utiliza muito o computador. 

Se diferenciam dos abajures por não possuírem a cúpula.

Abajur

Também reconhecido como uma luminária de mesa, o abajur tem como característica a presença da cúpula, que funciona como um suavizador de intensidade da luminosidade. 

Apesar de prevalecer seu uso nos quartos e dormitórios por proporcionar uma suavidade ao ambiente, o abajur também pode ser utilizado em salas de estar ou TV, quando se deseja suavizar a luminosidade no local.

Luminárias de chão

Como o próprio nome diz, essas luminárias ficam no chão, se apoiam na própria estrutura e são normalmente usadas em salas de estar, perto de um ponto específico. 

A luminária de chão (também conhecida como luminária de piso ou de coluna) proporciona um efeito de luz indireta dando ao piso um ar de sofisticação e elegância. 

Pode ser usada também para leitura, dependendo de como é posicionada. 

Arandelas

A arandela é um tipo de luminária que é fixada nas paredes. Antes, usada apenas nas áreas externas, como jardins e áreas de lazer, ou em decoração no estilo industrial, passou a ter destaque também nas áreas internas.

Trata-se de uma peça decorativa, que pode ser ou não articulável e que proporciona uma iluminação difusa. 

Versátil e apresentando novos designs e materiais, essa peça pode ser combinada com outros tipos de luminárias podendo também ser utilizada em todos os cômodos. 

Luminárias de teto

As luminárias de teto são as mais conhecidas e tradicionais! Instaladas no teto, as luminárias podem ser classificadas de maneiras diferentes. 

Lustre

Sejam clássicos, modernos, retrô ou de qualquer outro estilo, os lustres dão aquele toque final em qualquer ambiente. 

Sustentados por um cabo ou correntes, apresentam diversos “braços” onde são colocadas as lâmpadas. 

Funcionam muito bem como luminária de teto para área externa e luminária de teto para sala, também podem ser utilizados no hall de entrada. É uma peça de grande destaque que transmite requinte, sofisticação e elegância.

Luminária Pendente

Ao contrário do lustre, as luminárias pendentes apresentam apenas um foco de luz, fazendo parte das opções de luminária de pendurar. 

Portanto, é bom observar que esse tipo de luminária de teto é usada preferencialmente para iluminar determinado ponto, como uma mesa de jantar, uma mesa de jogos ou uma cadeira de leitura. 

Nada impede que haja mais do que um pendente no mesmo ambiente. Encontrada em diversos materiais, estilos e design, esse tipo de iluminação é super atual, podendo ser utilizado em qualquer ambiente como luminárias de teto para salas, cozinhas, hall, varandas, banheiros, etc.

São fixadas no teto por meio de fios, correntes ou cabos elétricos. Dependendo do modelo escolhido, pode deixar o ambiente mais descontraído ou até mesmo sofisticado. 

Spots

Luminária de luz focalizada utilizada normalmente para destacar um ponto específico, como por exemplo quadros, plantas, obras de arte, fotografias. 

Podem ser fixados no teto (laje, forros), em trilhos onde possam ser movidos de acordo com a necessidade ou vontade, como luminárias de embutir na parede ou teto e até mesmo fixados no chão, na iluminação de peças, corredores ou jardins. 

Discretos, se adaptam muito bem em qualquer ambiente, sendo boas opções de luminária para área externa e varanda. Pode ser combinado com qualquer outro tipo de luminária principal. 

Plafon

Luminárias colocadas rentes ao teto (sobrepostas) ou também podem ser luminárias de embutir, sem cabos ou estruturas visíveis. 

Sua característica é direcionar o foco da luz para o teto e este reflete para o ambiente. 

Geralmente quadrados ou redondos, de acordo com o tipo de vidro usado, podem proporcionar uma iluminação clara e direta como também uma iluminação indireta e difusa. 

Podem ser de vidro, metal, plástico e até de cristal.  

Por ser uma luminária extremamente versátil, ela se adapta muito bem em todos os ambientes como luminária de teto para quarto, salas, escritórios, banheiros, cozinhas, garagens e áreas externas.

Podendo também ser combinada com outros tipos de luminárias. 

A escolha da lâmpada

Depois de ter escolhido adequadamente suas luminárias, de acordo com suas preferências e funcionalidades, é muito importante a escolha das lâmpadas corretas. Isso fará toda a diferença no ambiente que você deseja iluminar. Dê preferência às lâmpadas de tecnologia LED.  

Além de serem economicamente mais viáveis, uma vez que consomem menos energia, elas quase não produzem calor, têm uma vida útil bastante considerável, além de serem sustentáveis, proporcionando um ótimo custo-benefício

As lâmpadas brancas proporcionam uma maior luminosidade e são ideais para ambientes como cozinhas e banheiros. 

Já as lâmpadas com tonalidade mais amarelada são indicadas para ambientes mais calmos e repousantes, como quartos e salas. 

Onde comprar luminárias?

Você encontrará diversos tipos de luminárias no mercado que atenderão às suas expectativas e orçamento, sempre levando em conta a boa qualidade do produto. 

Além de funcionais, as luminárias atuam como importantes objetos de decoração. 

A escolha adequada da iluminação e das luminárias é parte fundamental de qualquer projeto, seja de construção ou reforma. Ela valoriza a arquitetura e a decoração do local proporcionando bem-estar e conforto visual a todos, deixando o ambiente elegante, aconchegante e confortável. 

Se você está em dúvida sobre quanto custa luminária, indicamos que confira agora mesmo os preços de luminárias de teto, luminária de chão, luminária de embutir e muito mais, que separamos abaixo!
Aqui na loja virtual da Tumelero você aproveita as melhores ofertas de luminárias e suporte para lâmpada de teto, além de excelentes condições de pagamento, tudo isso, sem precisar sair de casa. Confira, agora, as promoções de luminária!

    • Calcule a Metragem1Caixa
      Valor Total

      Quantidade
      Valor Total
      Off

    Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.