Reservatórios

Os reservatórios de água, também chamados popularmente de caixa d'água, são grandes recipientes capazes de armazenar um volume grande para fazer o abastecimento de casas e apartamentos. Aqui na Tumelero você encontra caixas d'água de 310l, 500l, 1000l e 5000 litros

Além do sistema que reserva a água que chega através do encanamento, existem outras opções como as Cisternas que são estruturas construídas no solo. 

Outro tipo de reservatório importante são os Biodigestores e as Fossa sépticas que fazem o armazenamento e a transformação de resíduos gerados no sistema hidráulico do imóvel. Escolha o melhor produto para a sua casa e confira nossas ofertas!

Caixa d'água Tigre e Fortlev: vejas as opções da Tumelero! 

As caixas d'água são fabricadas de polietileno ou plástico, materiais de qualidade que armazenam e resistem bem a ação do tempo — sol e chuva.

Como são instaladas na parte alta da casa, as caixas d’água geralmente ficam expostas e precisam de proteção. 

Também precisam ser fixadas no ponto certo para garantir o fornecimento de água adequado e com a pressão correta para cada ponto do imóvel.

O valor da caixa d'água pode variar de acordo com a capacidade do produto e também do tipo de material.

Mediante a necessidade atual de economizar água e tornar seu uso mais eficiente, temos algumas dicas chave para escolher a melhor caixa d'água para sua casa.

Caixa d'água de 310l, 500l, 1000l ou 5000 litros? Dicas para escolher

Capacidade X número de moradores

A capacidade em litros dos reservatórios de água deve ser definida de acordo com a quantidade de pessoas que mora em uma casa.

Para definir quantos litros será necessário, existe uma tabela usada como padrão na construção civil. Partindo da quantidade mínima que é de 150l por pessoas, é recomendado armazenar um volume de água suficiente para dois dias, ou seja, 300l.

Dessa forma, em uma casa onde moram cinco pessoas será necessário um reservatório com capacidade de 1.500L.

Local para instalação

Os reservatórios como a caixa d'água devem ser colocados na laje das casas e prédios para garantir a pressão adequada. 

Para que isso seja possível, é importante planejar esses pontos previamente desde a criação da planta.

Isso porque a coluna onde a caixa d’água vai ficar deve suportar o pessoa do reservatório vazio e também dele cheio.

Caixa d’água dupla

Uma forma de garantir tanto a segurança do imóvel quanto a distribuição de água na pressão correta pelo sistema hidráulico é usar duas caixas d’água ao invés de uma só.

Seguindo o exemplo do item 1, no lugar de um reservatório de 1.500l, pode ser comprado duas caixas de 750l, para serem instaladas em pontos diferentes e dividir o peso. 

Material e durabilidade

Como a caixa d’água vai ficar exposta na laje, é importante que ela seja resistente para que não sofra danos ao longo do tempo de uso. 

A fibra de vidro é um material bastante recomendado, mas também existem opções de caixa d'água de polietileno ou plástico das marcas Tigre e Fortlev.

Veja também outros acessórios para o funcionamento dos reservatórios de água como bóia para caixa d'água, filtro e refil.

Outros tipos de reservatórios

Além da caixa d'água que é indispensável, outros reservatórios como cisternas, biodigestores e fossas sépticas também podem ser instalados nas casas. Veja qual é a função de cada um:

- Cisternas:

A cisterna é um tipo de reservatório de água construído no solo para armazenar água da chuva ou de um poço.

É uma técnica milenar, mas bastante útil que permite reaproveitar a água para regar o jardim, lavar áreas externas, etc.

- Biodigestores:

Os biodigestores são reservatórios que tem a função de reaproveitar os detritos para gerar biogás e biofertilizantes. As matérias-primas para essa transformação são sobras de alimentos, fezes de animais e água. Ideais para serem instalados em casas de sítios e chácaras.

- Fossas sépticas:

Por último, a fossa séptica é outro tipo de reservatório de rejeitos instalado em casas que faz um pré-tratamento do esgoto. 

Na fossa é feita a separação e transformação dos rejeitos do esgotos antes que eles caiam na rede urbana. É bastante utilizado em casas na zona rural ou em áreas isoladas.

Escolha as melhores soluções para sua casa!

Os reservatórios são equipamentos fundamentais para garantir um uso de água sustentável e também o seu melhor aproveitamento.

Aproveite e confira a categoria completa de itens de Hidráulica para sua casa e não deixe faltar nada!

  • Calcule a Metragem1Caixa
    Valor Total

    Quantidade
    Valor Total
    Off

Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.